10/10/2011

Liguria: La Spezia + Manarola e Monterosso (Cinque Terre)

Manarola, foi a primeira das cinque terre que descobrimos já ao final do dia, depois de fazer check in em La Spezia.
Deixamos o carro à entrada da vila, fechada com cancela. Conceito delicioso este de preservar estes sítios do ruído e obstrução de carros. Nas ruas os barcos adormecidos, na ausência de cais de abrigo ou praia, um recanto saboroso, genuíno e muito agradável. 
Descemos a rua principal, única de resto até à esplanada natural sobre o mar.
Jantamos num restaurante delicioso sobre o rochedo com vista sobre o mediterrâneo, muito calmo.
Começamos por um belo vinho italiano e pão com azeite e pimenta moída no moinho, das mais aromáticas que provamos recentemente.
Depois os pratos saborosos e a noite a cair de mansinho, a diminuir a visibilidade e a aumentar o cheiro forte a mar.



De barriga cheia, mas ainda despertos resolvemos seguir a estrada serpenteante ao longo da falésia até Monterosso del Mare. De todas Monterosso é a mais turística, com praia e alguma vida noturna, mas pouca. Uma particularidade das outras quatro das cinque terre é que sendo sobre rochedos o acesso ao mar é feito por fortes guindastes que içam os barcos com gente.
Em Monterosso fomos à Enoteca da Eliseu beber um Limoncello e um Licor de crema de limon, barzinho pacato frequentado por turistas reformados e com mesas com naperons brancos.



Voltamos ao nosso quarto de La Spezia para dormir.
O hotel era romântico pelo seu ambiente sec. XIX, de chaves pesadas (que eu consegui partir) e a recepção com chaveiro, madeira e frescos.

A salinha do pequeno almoço era familiar, a vista sobre as montanhas da Liguria um mimo, ah e o muesli era dos melhores que comi na vida com nozes, avelãs, coco....hummmm

http://cinqueterre.a-turist.com/

1 comentário:

  1. K. é inadmissível termos estado um ano em Itália e não tivéssemos descoberto Monterrosso!! Imperdoável mesmo!

    ResponderEliminar