20/09/2010

Nevada - Califónia: Síntese


As nossas férias chegarem ao fim e trazemos uma série de histórias para contar.
O percurso foi Las vegas - San Francisco - Salsalito - Lake Tahoe - Yosemite - Sequoia Park - Monterey - Carmel - Santa Barbara - Los Angeles - Laguna Beach.

Las Vegas é engraçada de conhecer, mas pouco relevante para se ficar por lá. 
O mais giro é mesmo jantar e sair à noite para ver um espectáculo, durante o dia a cidade mostra o seu pouco conteúdo, reduzida a lojas e casinos. Chega a ser decadente ver a zona original da cidade, com os negócios a meio gás e as pessoas a deambular na rua para passar o tempo. À noite a cidade enche-se de pessoas, luzes de neon e torna-se apelativa.
Fartos da cidade acabamos por viajar em seu redor pelos canyons (red and black) e por Hoover Dam, a paisagem é muito bonita.
A nível gastronómico o vencedor do top mau das férias foi em Las Vegas, na Freemont, uma Oreos fritas... sim fritas, é dificil explicar, imagine-se uma fartura das que vemos nas feiras em forma de bola de berlim cujo centro é uma oreo.







A Califórnia é encantadora a norte e na zona interior. 
San Francisco apesar de ser bastante grande é uma cidade tranquila onde a diversidade vive em harmonia. Penso que o facto de ser muito caro trazer o carro para o centro contribui para isso, a portagem são 6$ e o parqueamento 2,5$ por 15 minutos!!!
Não é imponente como NY, mas é muito acolhedora e diversificada. Tomamos um excelente pequeno almoço num recanto do business district muito conhecido, o Sears, e imprimimos notas com a nossa cara no museu da Well Fargo. Foi divertido.
Fizemos um percurso de "scenic drive" que atravessa a cidade e todos os pontos mais notáveis e interessantes e acabamos a jantar em Salsalito que está na margem oposta. É uma pequena cidadezinha numa encosta, muito calma e povoada de aficionados da vela :)

Na manhã seguinte seguimos para o Lago Tahoe que foi a melhor surpresa de toda a viagem. A paisagem simplesmente arrebatadora, sobretudo a parte norte.
O lago nasceu de uma erupção vulcânica que tapou a saída que seria o vale e levou à formação do lago. Rodeado por montanhas, há inúmeras estâncias de ski no Inverno. Nesta altura do ano há outros desportos que se podem fazer como canoagem, vela ou escalada. Qualquer um deles em grande serenidade e comunhão com a natureza. Nós fizemos um piquenique em plena montanha, num lago mais pequeno rodeados de esquilos e pássaros a la livro de histórias da Branca de Neve.

Percorremos quase todos os parques naturais incluindo a almejada visita às sequóias gigantes após um dia de viagem e muita perseverança do meu rapaz. Apesar do cansaço valeu a pena!

Depois fizemos Monterey e Carmel que são também muito bonitos, sobretudo Carmel, com umas casinhas à beira mar que mais pareciam de hobbits com os seus telhados ondulado de um material a imitar colmo.
Vimos leões marinhas e focas nos cais como se não houvesse ninguém a incomodar. Achamos impressionante a proximidade e equilíbrio conseguidos.

Ficamos ainda em Santa Barbara, também uma cidade acolhedora e depois Laguna Beach para fugir a Los Angeles onde passamos o dia e não gostamos nada de tão urbana e suja. Os sítios turísticos são engraçados, mas perdem-se no meio do rebuliço agressivo da cidade e das pessoas muito extravagantes com uma postura um pouco hóstil. Sem dúvida, o menos interessante da viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário